Procurando os Melhores Baixos do Mercado?
Eles estão entre os instrumentos de cordas queridinhos dos iniciantes da música.
Se você está pensando em aprender a tocar, seja por tempo livre, hobby ou para participar de uma banda, saiba que o contrabaixo pode ser uma ótima opção.
O instrumento vem ganhando cada vez mais espaço no cenário musical e vale a pena conhecer os melhores baixos. Entre as melhores marcas se destacam: Yamaha, Tagima e Epiphone.
Os valores podem variar de acordo com a necessidade de cada cliente, lembrando que não precisam abrir mão da qualidade, já que todas essas marcas fazem muito sucesso desde o público iniciante aos melhores profissionais.
Para te ajudar a fazer a escolha certa, classificamos os melhores Baixos, de acordo com a avaliação dos clientes, então fique de olho e escolha a melhor opção para você.
Que Equipamentos São Necessários para Começar a Tocar Baixo?
Se você está começando a aprender o baixo, saiba que, após alguns meses de aula e após muito treino, você precisará investir em um amplificador para que possa produzir um som com maior qualidade.
Também recomendamos a do baixo junto com o amplificador, que pode sair mais barato do que comprar um de cada vez.
Como Escolher o Melhor Baixo
Para escolher o melhor é necessário conhecer bem os modelos disponíveis. Existem detalhes e características que devem ser levados em consideração, pensando principalmente no estilo musical que você deseja.
Baixo de Jazz é o Recomendado para Iniciantes
Os baixos possuem 2 categorias distintas, sendo elas, Jazz e Precision. A diferença entre um e outro está no tamanho do braço, corpo e captação.
O Baixo de Jazz tem o braço mais estreito. Então, se suas mãos forem pequenas, ele é uma ótima opção para aprender a tocar.
O peso do instrumento é concentrado na cintura, o que dá mais equilíbrio para o músico e a captação do som oferece timbres variados e um som mais limpo.
Já o Baixo Precision possui um braço um pouco maior, o que permite um maior distanciamento das cordas e um maior controle das notas musicais.
O peso é concentrado no braço do instrumento e a captação produz notas mais altas e vibrantes, que combinam com alguns estilos específicos de música.
Baixo de 4, 5 ou 6 Cordas?
Atualmente, existem instrumentos de 4, 5 e 6 cordas.
A escolha do modelo ideal varia de acordo com a experiência do baixista, então, se você é iniciante, o ideal seria iniciar com o baixo de 4 cordas, que é o tradicional e possui o braço mais estreito.
O instrumento é afinado no modelo E-A-D-G, o que o torna mais fácil de ser tocado, ideal para qualquer iniciante.
Já alguns estilos musicais como o Gospel e o Country usam muito a nota B. Então, para aqueles que pensam em se aventurar neste estilo musical, o ideal é o baixo de 5 cordas B-E-A-D-G.
Para os músicos mais experientes, que costumam arrasar em solos, o ideal é o baixo de 6 cordas, afinado em B-E-A-D-G-C, que permite uma maior variação de harmonias.
Nesse artigo, você encontrará baixos com 4 e 5 cordas, ideias para iniciantes.
Verifique o Tipo de Madeira que Compõe seu Instrumento
A madeira usada na confecção do baixo afeta diretamente a qualidade do som. Por isso, vale a pena saber qual foi usada no seu instrumento.
Cada madeira possui uma densidade, peso e ressonância diferentes, isto interfere diretamente na qualidade final do som, seja com amplificador ou sem.
As madeiras mais usadas são Alder, que permite um som mais balanceado. O Maple, que possui graves mais acentuados.
Basswood, que gera um som limpo e a Rosewood, que capta melhor as ondas sonoras e cria um som mais organizado.
A escolha da madeira ideal para o seu estilo musical pode fazer grande diferença quando for se apresentar, então desde o início busque o ideal para o seu estilo musical.
Confira se o Baixo Possui Trastes
Os trastes são pequenos pedaços de aço que dividem as notas, isso faz com que seja mais fácil tocar a nota correta.
Alguns baixos podem variar de 21 a 24 trastes ou não ter nenhum. Porém os baixos sem trastes são recomendados para músicos avançados, experientes e profissionais.
Escolha a Forma de Captação do Som: Ativa ou Passiva
A captação de som é feita dentro do baixo, a partir de eletrônicos que enviam as ondas sonoras ao amplificador.
Isso ocorre de maneira ativa ou passiva, de acordo com a confecção de cada instrumento. Na captação passiva esse processo é realizado sem alteração do som do instrumento, permitindo somente a amplificação do som padrão.
Sendo recomendada para músicos iniciantes. Já a captação ativa é feita a partir de um pré-amplificador que permite ao músico alterar o som produzido pelo baixo.
É indicado para pessoas experientes já que a configuração é complexa e pode alterar totalmente o som produzido. Além de que baixos ativos usam baterias que precisam ser trocadas periodicamente.
Top 5 Baixos Disponíveis no Mercado
Agora que você já sabe qual baixo combina com seu estilo e conhece as melhores marcas, vamos ver algumas opções.
5 -Tagima, Contrabaixo Elétrico 4 Cordas TW 73
Custo e Qualidade Surpreendente
Esse é um baixo com a qualidade Tagima, que possui um custo benefício excelente. Este é o TW 73, uma ótima opção de baixo, principalmente para quem está começando no meio musical.
Inspirado no clássico, possui o braço de madeira Maple e contém 21 trastes, que auxiliam na hora de tocar suas notas. É o instrumento ideal para iniciantes exigentes, que não abrem mão da qualidade.
4 – Tagima, Contrabaixo 4 Cordas Elétrico TW 65
Beleza Clássica e Som Padrão
Criado a partir dos modelos clássicos, simples e poderoso, o Tw 65 se destaca pelo preço promocional e na qualidade Tagima.
Uma excelente opção para iniciantes que gostam do estilo old School. O instrumento possui timbres robustos, sendo uma ótima opção para músicos que gostam de tocar estilos musicais mais variados.
Possui braço em Maple e ainda conta com 21 trastes que permitem uma performance sem erro.
3 – Yamaha, Contrabaixo 4 Cordas Elétrico Passivo Trbx174
Estilo e Performance Juntos no Yamaha Trbx
Você busca um equipamento de qualidade com preço, e que lhe proporcione conforto na hora de tocar, essa pode ser a escolha ideal para quem está na música.
Com estilo clássico a equipe Yamaha desenvolveu o Trbx com um acabamento impecável e timbres potentes, desenvolvido e aprovado em uma série de testes que combinam força e durabilidade.
2 – Epiphone, Contrabaixo Toby Deluxe-V 5 Cordas
Nova Definição de Luxo e Qualidade
O baixo Toby é um instrumento versátil de 5 cinco cordas, proporciona transparência e claridade a suas notas, possui um som poderoso, sendo a opção ideal para impressionar em qualquer ambiente.
O controle de balanço, agudo, médio e grave o torna ainda melhor. É uma opção acima da média dos baixos para iniciantes, mas seu valor faz jus a sua qualidade na hora da performance musical.
1 – Yamaha, Contrabaixo Trbx305 5 Cordas Ativo Captadores Cerâmicos
Extremamente poderoso, qualidade incomparável
Possui design 3D com corpo em Mahogany, os captadores magnéticos cerámicos proporcionam timbres poderosos, limpos, definidos de incrível profundidade.
Desenvolvido com centenas de horas de testes o Trbx305 se destaca por sua qualidade, matéria prima, durabilidade, resistência e claro seu design.
É o modelo perfeito para quem é exigente e busca um contrabaixo excelente com visual clássico!
Comparação dos Melhores Baixos
Agora você já sabe que os melhores baixos do mercado são:
● 1º Yamaha – Trbx 305
● 2º Epiphone – Toby Deluxe V
● 3º Yamaha – Trbx 174
● 4º Tagima – Tw 65
● 5º Tagima- Tw 73
Conclusão sobre os Melhores Baixos
Agora que você já sabe qual modelo de baixo mais lhe agrada, aquele que mais combina com você e seu estilo.
É hora de escolher o seu instrumento e esperar chegar.
Enquanto isso já pode ir procurar um professor e assim que seu pacote for entregue é só começar as aulas e arrasar nas músicas.
Caso se lembre de algum amigo que assim como você deseja aprender a tocar baixo, envie esse artigo pra ele e quem sabe vocês acabam iniciando uma banda juntos.
E se gostou desse conteúdo e é apaixonado por instrumentos musicais, não deixe de conferir nosso artigo sobre as Melhores guitarras da Ibanez.