O que significa SPL (Sound Pressure Level) em microfones e como afeta o áudio?

Se você já pesquisou sobre microfones, provavelmente se deparou com a sigla SPL. Mas o que ela realmente significa e como impacta a qualidade do som?

Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre Sound Pressure Level (Nível de Pressão Sonora) e sua relação com a captação de áudio.

O que é SPL (Sound Pressure Level)?

O que significa SPL (Sound Pressure Level) em microfones e como afeta o áudio

SPL (Sound Pressure Level) se refere ao nível de pressão sonora que um microfone pode suportar antes de começar a distorcer o áudio.

Essa medida é expressa em decibéis (dB SPL) e indica o limite máximo que o microfone pode captar sem comprometer a qualidade do som.

Na prática, quanto maior o SPL máximo suportado por um microfone, mais ele consegue lidar com sons altos sem distorcer.

Por outro lado, um microfone com um SPL baixo pode começar a saturar rapidamente quando exposto a volumes elevados.

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Como o SPL afeta a captação do áudio?

Como o SPL afeta a captação do áudio

O SPL máximo de um microfone determina o quão bem ele lida com fontes sonoras intensas. Quando esse limite é ultrapassado, ocorre um fenômeno conhecido como clipping, que causa distorção audível e pode comprometer completamente a gravação.

Aqui estão alguns exemplos práticos de como o SPL influencia a captação de áudio:

Microfones com SPL alto (acima de 135 dB SPL):

  • Ideais para baterias, instrumentos de sopro, amplificadores de guitarra e gravações ao vivo.
  • Captam sons muito altos sem distorção, mantendo a clareza e fidelidade do áudio.

Microfones com SPL médio (entre 120 e 135 dB SPL):

  • Indicados para voz cantada, gravações de podcasts, locução e instrumentos acústicos moderados.
  • Lidam bem com grande parte das aplicações em estúdio, sem comprometer a qualidade do som.

Microfones com SPL baixo (abaixo de 120 dB SPL):

  • Mais adequados para ambientes controlados e fontes sonoras suaves, como ASMR, voz falada, violão e instrumentos clássicos.
  • Sensíveis a ruídos altos, podendo distorcer caso o som exceda seu limite.

Qual a relação entre SPL e o tipo de microfone?

Qual a relação entre SPL e o tipo de microfone

Nem todos os microfones suportam a mesma quantidade de pressão sonora. Aqui está um comparativo entre os tipos mais comuns:

Microfones Dinâmicos:

  • Possuem SPL alto, geralmente acima de 140 dB SPL.
  • Recomendados para vocais ao vivo, amplificadores de guitarra, bateria e instrumentos de alto volume.
  • Exemplo: Shure SM57 (SPL de 150 dB SPL).

Microfones Condensadores de Diafragma Grande:

  • Geralmente suportam entre 120 e 140 dB SPL.
  • Usados para vocais em estúdio, instrumentos acústicos e gravações de precisão.
  • Exemplo: Neumann U87 (SPL de 127 dB SPL).

Microfones Condensadores de Diafragma Pequeno:

  • Costumam ter SPL na faixa dos 120 a 135 dB SPL.
  • Ótimos para captação de instrumentos acústicos e percussão.
  • Exemplo: AKG C451 B (SPL de 135 dB SPL).

Microfones de Fita:

  • Normalmente possuem um SPL mais baixo (110 a 130 dB SPL).
  • Sensíveis a volumes muito altos, ideais para gravações de estúdio e instrumentos clássicos.
  • Exemplo: Royer R-121 (SPL de 135 dB SPL).

Como evitar distorção causada pelo SPL?

Como evitar distorção causada pelo SPL

Se um microfone não estiver preparado para lidar com níveis de som elevados, a gravação pode ser comprometida. Aqui estão algumas dicas para evitar distorção ao lidar com SPL alto:

1 – Escolha o microfone certo:

  • Se vai gravar sons intensos, use um microfone dinâmico ou um condensador com SPL alto.
  • Para vocais suaves e instrumentos clássicos, um condensador de diafragma pequeno pode ser mais indicado.

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2 – Use atenuadores (Pads):

  • Alguns microfones vêm com um botão PAD (-10 dB ou -20 dB) para reduzir a sensibilidade e evitar distorções.
  • Caso o microfone não tenha esse recurso, é possível utilizar pré-amplificadores ou mixers que permitam ajustar o ganho.

3 – Posicione corretamente o microfone:

  • Se o som for muito intenso, afaste um pouco o microfone da fonte sonora.
  • Evite colocar o microfone diretamente no caminho do fluxo de ar, como em amplificadores e instrumentos de sopro.

4 – Ajuste o ganho da interface de áudio:

  • O ganho deve estar adequado ao volume da fonte sonora. Um ganho muito alto pode saturar o sinal, mesmo em um microfone com SPL elevado.

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Conclusão

Conclusão dobre o SPL em microfones

O SPL (Sound Pressure Level) de um microfone é um dos fatores mais importantes na escolha do equipamento certo para cada situação. Ele define até que volume o microfone pode captar sem distorção, influenciando diretamente a qualidade das gravações.

Se você precisa gravar instrumentos de alta pressão sonora, como bateria ou guitarras amplificadas, opte por microfones com SPL alto (acima de 135 dB SPL). Para vocais e instrumentos mais delicados, um microfone com SPL entre 120 e 130 dB SPL será suficiente.

Ao compreender a importância do SPL, você pode fazer a escolha certa para cada aplicação e garantir gravações limpas e sem distorção.

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