Desde de 1877, ano em que o primeiro microfone foi inventado, esse eletrônico faz parte da vida comum de toda a população mundial. Seja em discursos presidenciais até festas de casamento e reuniões em igreja, em toda parte notamos a presença desse útil aparelho.
De fato, é um dispositivo muito importante para a comunicação e pode ser utilizado de diversas maneiras. Porém, antes de comprar um, é preciso conhecer as opções que existem no mercado. E são muitas: existem diversos tipos, tamanhos e cada um com sua funcionalidade especial!
Melhores Microfones Profissionais
15 – Microfone Profissional P5s – AKG
Funcionamento dinâmico e direto
Microfones com alto funcionamento e desempenho são também chamados de profissionais e, comparado a outros, eles apresentam várias vantagens. Para iniciarmos a lista, nada melhor que o P5s da AKG, um modelo de ótimo custo-benefício e que atende expectativas básicas.
O melhor deste aparelho está no fato de que seu funcionamento é dinâmico, ou seja, foi feito para lidar com variações de frequência mantendo o desempenho. Não importa quem o utilize, a qualidade do som continua sendo mantida sempre.
Além disso, o P5 apresenta ligação direta, o que dispensa a necessidade da presença de uma base de captação de controle. Menos itens e mais funcionalidade para eventos!
14 – Microfone condensador TC20 – TONOR
Suporte para gravação
Nem todo mundo que busca um microfone profissional tem em vista utilizá-lo em mãos. Um aparelho assim pode ser usado para gravação, transmissão e vários tipos de locução. Seja qual for o objetivo de uso, o TC20 da Tonor consegue dar conta do recado.
Sua maior vantagem é contar com um suporte multiuso para gravações e filtro especial, o que é ótimo para quem pretende aparelhar algum home studio ou coisa semelhante. Funciona via alimentação externa, e por isso nunca deixa ninguém na mão!
13 – Microfone sem fio TW-630 – TONOR
Sistema dinâmico duplo com sinal estável
Agora, é bem verdade que muitas vezes os modelos com fio não agradam muito ou não possuem grande serventia. Na família dos sem fio, o TW-630 possui grande destaque por integrar um sistema dinâmico duplo e com um sinal estável que chega a fazer inveja…
Como outros, não utiliza base de recepção de sinal para transmissão do som, mas sim um pequeno transmissor de alta compatibilidade que pode ser utilizado em diversos aparelhos e que conta com conexão automática. Este é um microfone feito para ser prático e rápido!
12 – Microfone Condensador P420 – AKG
Gravações em Estúdios
Se o que você busca é um microfone profissional voltado exclusivamente para gravação, o P420 da AKG é ideal. Feito com uma eletrônica que exclui ruídos baixos, este modelo consegue otimizar a qualidade do som, dessa forma a voz fica tão real quanto ao vivo.
Ele funciona muito bem para aquelas vozes mais baixas, ou seja, de timbre mais grave! Além disso, é unidirecional o que otimiza ainda mais a qualidade sonora.
11 – Microfone Clássico Super 55 – Shure
Modelo clássico para voz
Você consegue lembrar daqueles microfones de cor prata muito presentes nas mãos de personagens nos filmes dos anos 60? Esse tipo de modelo conhecido como clássico está muito bem representado entre os profissionais pelo tipo Super 55 da Shure.
Este é ideal para canto e discursos, tal como vemos nos filmes, pois possui um acabamento cromado destacado e uma espuma embutida interna. Estes diferenciais elevam a qualidade de captação e ainda mantém a voz natural, o que é incrível.
10 – Microfone Condensador MC-6 – AOKEO
Filtro pop para gravação
Seguindo ainda nos modelos voltados exclusivamente para gravação, o MC-6 da AOKEO possui o seu lugar de mérito. Pode ser bastante utilizado em podcasting, home studio e em produções para youtube, já que é unidirecional e conta com proteção anti ruídos.
Além disso, o MC-6 também integra consigo um braço boom articulado, o que facilita o manejo diário para atender às necessidades de quem o utiliza. Estresse zero!
9 – Microfone Dinâmico Supercardióide BETA 52A – Shure
Captação frontal dinâmica
Todos nós sabemos que alguns microfones atendem a demandas específicas. Se o seu podcasting, por exemplo, necessita de um modelo que capte o som frontalmente, o BETA 52A da Shure será de grande utilidade! Seu formato especial facilita esse tipo de funcionalidade.
O aparelho ainda apresenta a vantagem de ser feito com material de liga de aço, o que aumenta sua longevidade. Este possui ótimo funcionamento e uma vida de longa duração!
8 – Microfone Profissional Pyle
Conexão via USB
Já imaginou poder utilizar o seu console PS4 juntamente com um microfone profissional que é ideal para a gravação tipo studio e streaming? Seu lazer é elevado a outro nível! Isso acontece no caso do PYLE, um modelo que se adapta bem a qualquer PC ou MAC.
Possui um braço articulado boom de longo alcance, o que proporciona mais comodidade a quem o utiliza, mas a sua maior vantagem é ser alimentado via usb. Sem necessidade de fonte secundária, este modelo é ótimo para aqueles que vivem sempre conectados.
7 – Microfone Profissional MV7 – Shure
Personalizado para Podcast
Saindo do âmbito do puro lazer, e entrando nas gravações dos famosos podcasts, o microfone MV7 da Shure oferece tudo o que é preciso para ter um som personalizável que perdure durante toda e qualquer entrevista. Seu preço mais elevado se equipara à alta qualidade.
Ele tem integrada uma tecnologia de som com isolamento de voz: quando alguém fala, escutamos apenas ela e mais nada. Isto serve bem para manter a plateia sempre atenta!
6 – Microfone Profissional MK4 – Sennheiser
Condensador de estúdio
Na categoria dos condensadores voltadas para gravações em estúdio, o alemão MK4 da Sennheiser ganha um voto de confiança. Foi projetado para manter som limpo, mesmo em ambientes cheios de ruído e interferências, e consegue manter a frequência sem muita variação.
Além dessa vantagem, vale saber que este é um eletrônico de valor: seu design é de um condensador de elite, com diafragma banhado a ouro 24 quilates. Funcionalidade e valor!
5 – Microfone Dinâmico para Estúdio SM7B – Shure
Vocal dinâmico com controles
Muitos modelos de microfones dinâmicos funcionam de maneira autônoma, sem regulação, mas esse não é o caso do SM7B da Shure. Seu sistema de controle é um diferencial e oferece uma forma de regular o áudio gravado de modo personalizado.
É um eletrônico de primeira chamada para muitas fontes, então consegue adaptar-se bem às locuções, rádios, podcasts, dentre outros tipos de funcionalidade.
4 – Microfone Cardioide Condensador AT4033A – Audio-Technica
Padrão com foco direcional
Se esta for a sua primeira vez pesquisando e escolhendo um microfone profissional, o condensador AT4033A da Audio-technica talvez seja uma opção que irá satisfazer bem suas necessidades. Isso se dá por ser um modelo padrão, quase clássico, e bastante versátil.
Por não possuir transformador, ele consegue minimizar distorções de baixa frequência, o que aumenta a eficiência e otimiza a qualidade de qualquer tipo de gravação. Fora isso, conta com um suporte anti vibração, o que auxilia nas gravações móveis.
3 – Microfone Profissional sem Fio Blx24br/sm58-j10 – Shure
Sistema com transmissor portátil
Na linha dos aparelhos com base de transmissão, o Blx24br/sm58-j10 da Shure é uma opção viável e muito boa para usos de tipo vocal. Sua base é portátil, o que facilita o uso em diversos tipos de ambiente e sempre se adapta muito bem.
O melhor de tudo é que conta com bateria interna e clipe de microfone, além de não utilizar fio, o que é ótimo para quem pretende aplicar em gravações de canto, testes vocais e etc.
2 – Microfone NT5 – Rode
Formato de condensador externo
Para quem busca um condensador de tipo externo e que seja bastante resistente, o formato NT5 da Rode funciona como uma escolha útil. Ele possui um corpo banhado a níquel, o que prolonga e muito a vida de uso do produto.
Além de ser pequeno e conter um formato elegante, o NT5 é funcional: exclui baixos ruídos, sendo ótimo para montagem em superfície (vantagem única e diferencial).
1 – Microfone Condensador E965 – Sennheiser
Condensador de mão com diafragma grande
Para encerrar a lista dos microfones profissionais de alta qualidade, nada melhor do que um alemão modelo E965 da Sennheiser. Este é um eletrônico que exige certa experiência para ser utilizado, pois é do tipo elite e possui um padrão alternável de captação.
Ele possui um interruptor de corte baixo, reduzindo qualquer ruído que esteja presente no ambiente! Além disso, por ser capaz de excluir de modo inteligente qualquer ruído do vento, o E965 é um aparelho ideal para cantores animados, dinâmicos e performáticos!
Conclusão
Viu quantos modelos existem entre os microfones a nível profissional? Por possuírem preços um pouco mais elevados que os comuns, nossa dica é que você faça uma escolha consciente, ou seja, que atendam às suas necessidades.
Confira também nossos artigos relacionados:
- Melhores Instrumentos Musicais para Comprar
- Melhores Baixos (Contrabaixos)
- Conheça o Melhor Curso de Canto Online