José Ribamar Coelho Santos, ou Zeca Baleiro, como é mais conhecido, é compositor, cantor, músico brasileiro de MPB (música popular brasileira) e cronista.
Quem é Zeca Baleiro?
Zeca Baleiro é bem conhecido por cantar e pelo modo muito particular de tocar violão ao mesmo tempo. Além disso, o que pouca gente sabe é que ele é colunista mensal da Isto É.
Nascido no dia 11 de abril de 1966 na cidade de São Luís do Maranhão, Zeca começou sua carreira nos anos 80 quando participava de festivais e compunha músicas para um teatro infantil.
Os gêneros musicais variam de Mpb, pop, pop rock, rock, pagode, baião e samba fazem parte da sua ilustre carreira.
O nome Baleiro foi dado devido ao fato de ele consumir bastante balas durante as aulas que ele tinha do curso que fazia de Agronomia.
Uma curiosidade é que antes do Zeca Baleiro se destacar na área musical, ele chegou a abrir uma loja de doces caseiros, balas e tortas.
Ele começou a sua carreira compondo algumas músicas para algumas peças infantis de teatro, se destacando pela qualidade que ele dava para a letra da música.
Entre as músicas que tornaram Zeca famoso pelo Brasil, a música que se destacou foi “Flor da Pele”, em sua participação maravilhosa no Acústico do MTV de Gal Costa.
Muitas canções de Zeca Baleiro já foram incluídas nas novelas da Record, Bandeirantes e Globo.
Ele também já publicou alguns livros, como Bala na Agulha; A Rede Idiota e outros textos; Quem tem medo de Curupira?; Vida é um souvenir made in Hong Kong.
As melhores de Zeca Baleiro
Entre as músicas de Zeca Baleiro mais tocadas estão telegrama, flor da pele, samba do approach, lenha, bienal, ai que saudade d’oce, pirata da perna-de-pau, proibida pra mim, disritmia, entre outras.
Só para se ter uma ideia, nesses mais de vinte anos de carreira, Zeca lançou ao menos onze discos do tipo estúdio, entre outros cds ao vivo, dvds e outros projetos especiais com inúmeros cantores famosos que marcaram a sua ilustre carreira.